sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Instrutores de Mediação do CNJ capacitaram estudantes da Facisa

_DSC0007
Parceria TJPB e FACISA
Estudantes de Direito participaram na tarde desta quinta-feira, 14, de um treinamento intitulado “Curso de Capacitação nos Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos”, proferido pelos instrutores do Conselho Nacional de Justiça – CNJ Bernardo Franca e Jesiel Rocha. O treinamento teve como objetivo introduzir os acadêmicos nas infinitas possibilidades da resolução de conflitos e capacitar os futuros conciliadores para uma melhor atuação no Centro de Mediação da Facisa.
O instrutor de Mediação de Conflitos pelo CNJ, Bernardo Franca, destaca a importância dos centros de conciliação. “Atualmente mais de 100 milhões de ações judiciais estão paradas, e isso se deve ao baixo número de juízes no Brasil, que chega a 18 mil. Fazendo-se uma equação acerca desses números chegaremos à marca de 5.500 ações para cada magistrado, algo que é humanamente impossível de se resolver. Então por isso os centros de conciliação vêm ganhando mais força, porque nesses espaços são as próprias partes que constroem a justiça”, destacou.
Durante o treinamento, muito se falou sobre as formas de acesso à justiça, as políticas públicas e os atos administrativos que vêm sendo implementados para tornar esse processo mais ágil. Outro ponto abordado foi a mudança cultural que os centros de conciliação estão provocando na sociedade, uma vez que, antes, a população acionava diretamente o Tribunal de Justiça para a solução de um processo, e hoje os centros de conciliação são uma alternativa a mais.
O evento promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos foi aberto pelo juiz Bruno Azevedo, coordenador da Câmara de Conciliação e Arbitragem de Campina Grande, que destacou a qualidade do Centro de Conciliação da Facisa e a parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. Estiveram presentes também o professor Gustavo Vasconcelos e a juíza Ivna Soares.
_DSC0010_DSC0021



























Fonte: Portal Cesed

Nenhum comentário:

Postar um comentário