terça-feira, 26 de agosto de 2014

Mutirão DPvat contribui para resolução célere e esclarece sobre pedidos administrativos

Oportunidade de solução rápida
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba realiza o 2o Mutirão Dpvat a partir desta terça-feira (26) até quinta-feira (28), em parceria com a Seguradora Líder, um trabalho contínuo que vem dando certo há três anos. “A gente gosta muito e temos orgulho de poder voltar a fazer esse trabalho social, que é muito importante. A nossa expectativa é fazer o máximo possível de acordos”, afirmou o advogado Paulo Leite, coordenador jurídico da concessionária de seguros.
Para que o acordo seja possível é preciso que a parte traga a documentação, passe por uma perícia médica no próprio local, para que seja identificada alguma lesão e, desse modo, os advogados da empresa podem oferecer algum tipo de proposta. “Na verdade, a gente tenta com isso trazer a ideia da regulação administrativa, para evitar o judicial, minimizar o tempo do processo” revelou o advogado da seguradora.
Durante o esforço concentrado, portanto, os advogados buscam conscientizar as pessoas de que não é necessária essa judicialização. Basta que a vítima dê entrada no pedido administrativamente. “Em até 30 dias ela recebe o prêmio, sem precisar de intermediários. Ao longo desses anos de parceria, tentamos mostrar para a população essa possibilidade. E aqueles que acabam judicializando, pretendemos fazer os acordos no menor tempo possível para que todos saiam satisfeitos”, explicou Paulo Leite.
O juiz de Direito Wladimir Cunha é um dos designados para homologar os termos das audiências. Para ele, o mutirão Dpvat é uma ação brilhante do TJPB, e que traz o Judiciário para perto do povo. “A conciliação é um novo patamar que o Judiciário atingiu, de auxiliar o emponderamento das pessoas para que elas mesmas resolvam seus problemas jurídicos, sempre resguardando a sua tarefa constitucional de decidir, caso seja necessário”, avaliou o magistrado.
A Seguradora Líder utiliza as redes sociais, mídia, e o site www.dpvatsegurodotransito.com.br para divulgar o seguro e as formas, tanto de realizar o pagamento como para receber a indenização de forma administrativa. O advogado Paulo Leite garante, que com a divulgação, tem percebido um aumento na quantidade de pedidos administrativos, enquanto os judiciais vem diminuindo.
Há parceria com os Correios, que recebem a documentação do acidente e encaminha para a seguradora, para regulação administrativa. “Estamos intensificando o acesso à população aos benefícios do seguro”, garantiu o coordenador jurídico da seguradora.
Por Gabriella Guedes
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário