sexta-feira, 5 de julho de 2013

Empresas buscam conciliação e Tribunal de Justiça da Paraíba programa mais mutirões


Boas ações geram procura e mudança cultural
O sucesso da conciliação chama atenção das empresas. O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba já agendou para o mês de agosto mais dois mutirões a pedido de duas empresas. O Banco Gmac e o Grupo Walmart, por meio de seus escritórios de advocacia, apresentaram, essa semana, relações de 120 e 300 processos, respectivamente, aos quais eles pretendem diminuir por meio de acordo com as partes. 
Também no mês de agosto será realizado o mutirão do Banco Bradesco. O diretor adjunto do Núcleo, juiz Bruno Azevedo, informou que a logística para a realização destes mutirões será oferecida no Centro de Conciliação das Varas Cíveis, localizado no 7º andar do Fórum Cível da Capital, e que entrará em pleno funcionamento no próximo mês, em parceria com o Instituto de Ensino Superior (Iesp). 
Esse Centro conta com o diferencial de promover audiências de conciliação apenas para os litígios já judicializados. E por isso, todo acordo alcançado será homologado pelo juiz de Direito da Vara respectiva ao processo conciliado, conforme explicou Bruno Azevedo.
O advogado Milton Gomes Soares, do Banco Gmac, garantiu que o banco vai oferecer melhores oportunidades para o devedor nas audiências de conciliação. “O mutirão é essencial para discutir as dívidas ativas e passivas. E com o que observamos do trabalho do Núcleo de Conciliação, ventilamos que essa solução será essencial para reduzirmos a quantidade de questões judicializadas”, considerou o advogado.
Esse entendimento é compartilhado pelo advogado do grupo Walmart, Ricardo Franceschini, que pretende enxugar o passivo da empresa. Ambos os escritórios também requisitaram a realização de mutirão na comarca de Campina Grande. O grupo Walmart congrega os supermercados Bompreço, Todo Dia e o Hiperbompreço.
 Por Gabriela Parente
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário