sábado, 6 de julho de 2013

Integrantes do Centro de Conciliação e Mediação de Campina Grande faz palestra no Clube de Mães

Próximo à sociedade
Na quinta-feira, dia 23 de Maio, o Centro de Conciliação e Mediação de Campina Grande, parceria do TJPB e FACISA, com o apoio da OAB-PB, marcou presença com a participação do coordenador Gustavo Vasconcelos e das alunas; Amanda Liebig Almeida, Daniely Alves Alencar de Medeiros, Juliana Jasim Bezerra de Almeida e Larissa de Lima Assis, no Clube de Mães do bairro de José Pinheiro.

As alunas, graduandas do curso de Direito da FACISA, estão inscritas na disciplina de Prática Jurídica I, e fazem parte do Núcleo de Prática, que atua no Centro de Conciliação e Mediação, localizado na Av. Rio Branco, 405, Centro de Campina Grande. Na oportunidade, com a orientação de Gustavo Vasconcelos (advogado e professor da Instituição), proferiram palestra referente aos Métodos Alternativos de Acesso a Justiça.

Na ocasião, divulgaram o trabalho que o Centro de Conciliação desenvolve, através da FACISA, com o apoio do Tribunal de Justiça e da OAB, com a finalidade de atender à população em geral, sem nenhum custo, nos casos de direitos patrimoniais disponíveis, como questões contratuais, conflito entre vizinhos, consumidor, questões de trânsito, comerciais, prestação de serviços e muitos outros. Relataram para os presentes que a conciliação é o melhor caminho para uma convivência pacífica. Pois, estimula a cultura da Paz. Diferente da via judicial, que cultua a forma beligerante, da guerra, do ganhar ou perder.
 
E para dar continuidade a este Projeto, no início do mês de junho, foi realizada uma reunião com  o presidente da UCES – União Campinense de Equipes Sociais o Sr. João Batista e os coordenadores  do Centro de Conciliação da FACISA e do TJPB, Dr. Bruno César, Tiago Azevedo e Dr. Gustavo Vasconcelos, no qual firmaram uma parceria para divulgar o trabalho do Centro de Conciliação e Mediação nos bairros, através das SABs – Sociedade de Amigos de Bairros com palestras, distribuição de folderes e cartazes.

A meta do Movimento da Conciliação é alcançar outros setores da sociedade, como bancos, escolas, entidades religiosas etc, com a finalidade de expandir esses Métodos Extrajudiciais de Acesso à Justiça, criando novas fronteiras de atuação profissional para todos os atores jurídicos, fincadas na cultura da paz, e em observância ao mandamento constitucional, de um sistema de acesso à Justiça multiportas.

Por Valéria Vidal
Fonte: FACISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário