segunda-feira, 29 de julho de 2013

TJPB assina nesta terça-feira convênio com o Unipê e Facisa para implementar o projeto ProEndividados

Equilíbrio financeiro e resgate da dignidade social
O Tribunal  de Justiça da Paraíba, por meio  do Núcleo de Conciliação e Mediação, vai assinar nesta terça-feira (30), às 15h30, convênios com o Instituto Paraibano de Educação (Unipê) e a Faculdade de Ciências Sociais (Facisa), com vistas a participação de estudantes de várias áreas do conhecimento das referidas instituições no projeto “Pró-endividados”, que começa em setembro.

Os convênios serão assinados pela presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, pela reitora do Unipê, Ana Flávia Pereira da Fonseca e, também, pela diretora-presidente da Facisa, Gisele Gadelha. A solenidade acontecerá no 6º Andar do Anexo Administrativo “Desembargador Arquimedes Souto Maior” e contará com a presença de juízes, advogados e serventuários da Justiça.

O projeto tem como objetivo estabelecer um acordo através da conciliação, mediação e negociação. Para o juiz juiz Fábio Leandro, membro do Núcleo de Conciliação, que tem como diretora a desembargadora Maria das Graças Moraes Guedes, o projeto Pró-endividados será dirigido àquelas pessoas cujas dívidas sejam maiores do que suas receitas.

O juiz informou, também, que o projeto deverá ser iniciado na primeira quinzena de setembro e terá toda a logística de treinamento e supervisão sob a responsabilidade do Tribunal de Justiça, através do Núcleo de Conciliação e Mediação.

O juiz Bruno Azevedo, que também é membro do Núcleo de Conciliação e Mediação do TJ, disse que a ideia é fazer com que pessoas com alto grau de endividamento possam se sentar com seus credores para que sejam apresentadas propostas mais vantajosas e, com isso, se estabelecer uma conciliação e mediação.

Nessa ocasião, as pessoas terão a oportunidade de poder retirar seus nomes da negativação, resgatando-lhes a dignidade social e, com isso, podendo voltar ao equilíbrio financeiro, e consequente reinserção no âmbito de consumo”, ressaltou o juiz.

Em João Pessoa, o projeto Pró-endividados vai funcionar no 5º Andar do Fórum Cível ‘Desembargador Mário Moacyr Porto”, com a orientação do Unipê. Em Campina Grande, será no Centro de Conciliação e Mediação, localizado na avenida Rio Branco – 405, com a coordenação da Facisa.
Para o juiz, o projeto trará benefícios a ambas as partes. “Para o comércio, que vai resgatar um crédito tido como perdidos e com a vantagem de ver os prazos desse resgate reduzidos e, também, para o Tribunal, que verá diminuído o número de ações por meio da conciliação e mediação”, assegurou.

Ele enfatizou que o projeto, ao contrario dos “mutirões” , é contínuo e que, além de João Pessoa e Campina Grande, será estendido às comarcas de Cabedelo, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras, com atuação por meio de redes de Centros de Conciliação e Mediação, criados no âmbito do Poder Judiciário paraibano.

Por meio desses convênios, as instituições parceiras vão colocar à disposição do Tribunal estudantes dos cursos de Direito, Administração, Contabilidade, Economia e Psicologia, que atuarão como estagiários na implementação do projeto. Com relação aos estudantes de psicologia, o magistrado disse ser importante o acompanhamento e apoio logístico para que “não venham a contrair dívidas impagáveis”, argumentou.

Confirmaram presenças na solenidade de assinatura de convênios o presidente da Federação do Comércio de João Pessoa, Marconi Medeiros e o coordenador da Federação, Guilherme Câmara.

Sobre o Pró-endividados – O projeto teve origem no estado do Rio Grande do Sul e já acontece no Paraná, São Paulo e Pernambuco. Recentemente foi iniciado no Tribunal de Justiça da Paraíba, onde o projeto tem a orientação, de perto, dos juízes Bruno Azevedo e Gustavo Procópio, que integraram comissão que foi  à Curitiba e Recife, onde acompanharam todo o desenvolvimento desse projeto nessas capitais.

Por Clélia Toscano
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário