terça-feira, 2 de julho de 2013

Mutirão Dpvat encerra atividades com aumento de 36,1% na procura por acordos


Mutirão do DPVAT: superando as expectativas
Em apenas cinco dias, o “Mutirão Dpvat” realizado na comarca de João Pessoa alcançou a marca de 1.434 audiências realizadas, o que representa um aumento de 36,1%, em relação ao do ano passado, no que diz respeito à procura da população por resolução de conflitos de forma conciliada. E o índice de acordos também aumentou, com um ganho de 22,3%. Em números absolutos foram 1.144 acordos efetivados, 80% em relação às audiências realizadas no período de 17 a 21 de junho.
 
O resultado oficial foi divulgado na tarde desta segunda-feira, pela desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, diretora do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça.
A iniciativa foi realizada no Sindicato dos Bancários, em João Pessoa. Ao final, a seguradora Líder Dpvat firmou pagamentos que totalizam R$ 5.972.093,24. Para se ter uma ideia da dinâmica do processo, só no último dia do esforço concentrado foram solucionados 246 processos, por consenso. 
Para a diretora do Núcleo de Conciliação, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, o resultado do mutirão foi satisfatório e revelou uma grande procura espontânea por parte dos jurisdicionados, que buscam acordos. “Os dados foram tão promissores que está no planejamento do Núcleo a realização de mais três mutirões”. 
Os novos mutirões “Dpvat” estão previstos para ocorrer na comarca de Campina Grande em novembro, abrangendo 30 cidades da região da Borborema. Outro em Patos, para atender o Sertão paraibano e, o terceiro, na cidade de Monteiro, para atender a região do Cariri. Todos devem ocorrer ainda neste segundo semestre. 
Durante o evento, foram distribuídas 1.528 fichas de atendimento. Desse total, foram realizadas 1.434 audiências. Esse número é ainda mais significativo considerando que o esforço concentrado ocorreu às vésperas de um feriado junino, bastante comemorado no Estado. 
As perícias médicas de incapacidade, medida essencial para o cálculo do percentual a ser indenizado, foram realizada no local, assegurando assim a celeridade e eficiência da iniciativa. O resultado saía em minutos e as partes, então, seguiam para as audiências de conciliação. 
Os exames foram feitos por médicos habilitados pelo Tribunal de Justiça, acompanhados por assistentes técnicos da Seguradora Líder Dpvat. 
O mutirão foi realizado com apoio da seguradora Líder, empresa criada em 2008 para administrar o seguro DPVAT. A empresa coordena um pool de seguradoras e é parceira do TJPB nessa iniciativa. 
Por Gabriella Guedes
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário