sábado, 13 de setembro de 2014

A Mediação na melhoria da Gestão

Campos de atuação
A mediação é conhecida por ser um método de solução de conflitos no qual as partes, por intermédio de um terceiro imparcial, retomam o diálogo e constroem um acordo. A intenção desse procedimento é não apenas resolver o conflito, mas também restabelecer relações entre essas pessoas. O que pouca gente sabe é que a mediação pode ser utilizada como instrumento de gestão.

O método é uma proposta de transformação da percepção do conflito e pode ser utilizado para evitar que ele se agrave. Utilizá-lo como ferramenta significa dizer que as técnicas de mediação devem ser incorporadas pelos gestores no trato com fornecedores, funcionários e clientes. Os gestores devem elaborar formas de atuação no cotidiano da organização para que o conflito seja encarado com algo normal e produtivo.

Os problemas enfrentados pelas empresas devem ser encarados como acontecimentos sociais benéficos, pois é através deles que as opiniões divergentes podem ser analisadas e os indivíduos podem buscar soluções conjuntas, reforçando as relações. Além disso, diferentes formas de tocar o negócio e mesmo ideias novas podem surgir nesse processo de diálogo.

“Litigar é caro, consome tempo, é emocionalmente desgastante, a publicidade do processo judicial provoca prejuízos e, frequentemente, destrói relações valiosas”, afirma Henrique Gomm, coordenador do departamento de mediação da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná (Arbitac) e diretor de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições de Mediação Arbitragem (CONIMA). Gomm afirma que é muito comum, nas transações, organizações se envolverem em conflitos que acabam por drenar a energia dos empresários, atrapalhando o funcionamento da empresa, sem contar o tempo que poderia ser gasto na gestão do negócio que acaba sendo consumido pelo litígio.

O mediador conta que, há alguns anos, foi procurado por uma tradicional empresa familiar - com mais de oitenta anos de atuação no ramo de bebidas - que estava com problemas. A empresa era constituída por três sócios, herdeiros do fundador, e, entre eles, havia um acordo que determinava que cada família teria representante na diretoria. Quando um dos sócios faleceu, a viúva queria fazer parte da diretoria. Porém, os outros sócios não acataram a decisão e o conflito foi se agravando. Consequentemente, as relações entre as famílias foram piorando. Receosos com o impacto que o processo judicial poderia ter na imagem tradicional da empresa, os sócios resolverem tentar a solução pela mediação.

Gomm, conta que realizou reuniões privadas com cada parte e identificou que a posição negativa dos sócios em relação à indicação da viúva do irmão falecido se fundamentava na percepção de infidelidade conjugal da cunhada indicada para fazer parte da diretoria da empresa. Segundo ele, acontece muito de problemas pessoais interferirem em assuntos empresariais, principalmente em pequenas e médias empresas.

Utilizando as técnicas apropriadas, o mediador conseguiu evitar que as discussões se agravassem e orientou as partes a pensarem no futuro dos negócios, enfatizando que deviam refletir sobre opções que pudessem ser colocadas em prática no futuro. Assim, os sócios construíram uma nova estrutura administrativa para empresa, criando um Conselho de Administração, no qual as famílias teriam representação, e profissionalizaram a diretoria. “As partes perceberam que, em lugar de uma discussão e um litígio, tiveram a oportunidade de realizar um diálogo produtivo que propiciou a estabilidade das relações societárias para o ingresso das futuras gerações”, acrescenta o coordenador da Arbitac.

Grupo de estudo
Ter a oportunidade de refletir sobre o conflito é o que a mediação como ferramenta traz às organizações. A Universidade de Brasília criou um grupo de pesquisa para analisar os instrumentos de gestão e começou pela mediação. A professora Magda Lúcio, que criou o grupo em parceria com o professor Luiz Fernando Bessa, acredita que estudar os benefícios do método no processo de gestão ajuda a rever até o papel do cidadão na sociedade.

“Entendemos a mediação como uma proposta que preconiza um novo paradigma de gestão. Este paradigma está voltado para a retomada reflexiva dos modelos de cada ação empreendida pelo funcionário, dentro de um quadro em que a responsabilidade e a capacidade de julgar seria preponderante”, afirma a professora. A intenção do grupo é mostrar que o modelo de sociedade em que vivemos precisa ser revisto. As pessoas precisam aprender a lidar com os conflitos de forma saudável.

O grupo está estudando os efeitos e vantagens da mediação primeiramente nas relações intragovernamentais, tomando como base procedimentos realizados na Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF). Em um dos casos analisados por Meire Coelho e Magda Lúcio, o Instituto do Seguro Social (INSS) alugou um imóvel que pertencia à Empresa de Correios e Telégrafos (EBCT), na cidade de Diamantina, Minas Gerais, em 2001. Depois de findado o contrato, eles não conseguiram chegar a um valor para o reajuste. O INSS, porém, continuou no imóvel e passou a pagar o valor corrigido com base em estudos da Caixa Econômica Federal. Entre 2006 e 2008, as empresas trocaram 28 correspondências oficiais, sem conseguir chegar a acordos. Em 2008, a EBCT ajuizou de despejo, alegando que o INSS não pagava o aluguel no valor correto.

Depois esperar por três anos a resposta do Poder Judiciário, os órgãos levaram o conflito à CCAF. Após as sessões de mediação e diversas propostas, os órgãos conseguiram resolver o conflito e extinguir o processo na Justiça. As pesquisadoras concluíram que a opção pela mediação trouxe inúmeras vantagens, como, por exemplo, a desburocratização dos ritos, a celeridade e o estímulo a não procurar o Poder Judiciário a cada divergência. Quando a mediação é internalizada como processo, as partes tendem a dialogar e se empenhar na construção de um acordo que traga benefícios para todos. “Entendemos que esta proposta é perfeitamente aplicável em todos os tipos de

instituições, sejam públicas, privadas ou da sociedade civil”, acrescenta Magda Lúcio. Para ela, o grupo vai mostrar que as organizações que optam por se responsabilizar pelas soluções conseguem evitar problemas maiores e prestar serviços melhores. A intenção é estudar ainda casos que não foram colocados na Justiça, em que os órgãos procuraram a mediação antes do conflito piorar.

O uso das técnicas da mediação é útil, pois permite o exercício da conversa, faz acontecer uma escuta ativa, ajuda a sintonizar as partes, clarifica questões, redireciona, reformula, evita a culpa e responsabiliza as partes. A gestão de conflitos envolve adotar uma abordagem negociada para a criação de regras e regulamentos, em vez de uma abordagem de decidir, anunciar e defender. Essa forma de olhar para o conflito permite que sejam construídos procedimentos com mais aceitação das decisões e cumpridos por todos.

A profissionalização das empresas passa pela melhoria da gestão, pela melhor alocação de recursos materiais e humanos e pela tentativa de aperfeiçoar a entrega do serviço e do produto ao consumidor. O uso das técnicas de mediação para prevenir conflitos entre funcionários, fornecedores e clientes ajuda o empresário a melhorar seu ambiente e sua produção. Ou seja, resolver os conflitos de uma empresa de forma extrajudicial é uma maneira de colaborar para a profissionalização do negócio. Dentre as principais vantagens da mediação na gestão de negócios, podemos afirmar que ela estimula o exercício da conversa, permite uma escuta ativa, ajuda a sintonizar as partes, clarifica questões, evita a culpa e responsabiliza as partes.

Na Europa, a mediação como prevenção é muito utilizada. A Associação Europeia de Mediação, com sede em Portugal (Conselho de Cascais), desenvolve mediação em todas as áreas de atividade onde possam existir conflitos, potenciais ou declarados, bem como disponibiliza serviços de mediação para a prevenção de futuros conflitos. A associação atua em todo continente disseminando a mediação preventiva.

Fonte: Revista Resultado

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