quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Diretores da FESP discutem renovação de convênio com a coordenadora do Núcleo de Conciliação do TJPB

Ajustes na rede
A Coordenadora do Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, recebeu na tarde desta quinta-feira(11), no gabinete da magistrada, o diretor-presidente da Faculdade de Ensino Superior da Paraíba (FESP), Luiz Henrique Barbosa, e o presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Tiago Felipe Azevedo Isidro. Na ocasião, o juiz Bruno Azevedo, que integra o Núcleo de Conciliação, também se fez presente.
O encontro com os dirigentes da faculdade e a diretora do Núcleo teve como objetivo principal discussões e encaminhamentos com vistas a renovação de convênio entre o Poder Judiciário e a FESP, através do qual a instituição de ensino superior desenvolve parcerias desde o ano de 2010, época da criação no Judiciário, do Centro de Conciliação e Arbitragem do Fórum Regional de Mangabeira.
Na oportunidade, os dirigentes da instituição apresentaram à coordenadora do Núcleo uma proposta de renovação de um convênio que envolve novo layout de atuação de práticas acadêmicas, envolvendo a cultura da conciliação, como forma de resolver conflitos entre as partes.
Hoje, de acordo com o juiz Bruno Azevedo, já foram firmados com o Tribunal de Justiça da Paraíba um toral de 15 convênios que garantiram a criação de Centros de Conciliação, de Cabedelo a Cajazeiras, em parceria com os principais cursos de Direito existentes no Estado. “Estamos na aurora de uma nova época”, garantiu o magistrado.
Bruno Azevedo explicou que a proposta apresentada pela faculdade não é de criação de um novo espaço voltado para a conciliação, mas sim de adequação aos termos da Resolução nº 125, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo em vista que o convênio em discussão foi firmado anteriormente a esta normativa do CNJ.
Ainda de acordo com o magistrado, é importante a renovação do convênio, vez que os alunos da faculdade já atuam há mais de quatro anos no Fórum Regional de Mangabeiras, estimulando a prática de soluções de conflitos através da conciliação e mediação.
Já o diretor da faculdade, Luiz Henrique, enfatizou que, do ponto de vista acadêmico, a conciliação e mediação têm sido uma experiência marcante na formação profissional dos alunos. “Desde o ano de 2009, os estudantes têm aulas que enfocam a mediação e arbitragem, oportunizando a aplicação dos conhecimentos teóricos, na prática”, afirmou.
Por Clélia Toscano
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário