quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Semana de Conciliação de Sapé ganha reforço para conciliar ações de família nesta quinta-feira (4)

União em prol da conciliação
As juízas da comarca de Sapé estão trabalhando em regime de jurisdição conjunta durante a Semana de Conciliação, e o objetivo é solucionar o processo, mesmo que não haja acordo. “Só não sentenciamos as ações nas quais falta algum procedimento, e essa situação não corresponde a 10% dos casos”, informou a magistrada Juliana Maroja, titular da 3ª Vara Mista. Até esta quarta-feira (03/09), foram realizadas quase 100 audiências. Nesta quinta-feira (04/09), a conciliação nas ações de família e do Juizado Especial Cível ganhará um reforço de 15 conciliadores do Unipê.

O objetivo da Semana de Conciliação é que as partes se entendam e cheguem a um resultado satisfatório para ambos, como bem orienta o Núcleo de Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJPB.

Mas, como nem sempre isso é possível, as magistradas Virginia de Lima Fernandes Moniz (1ª Vara), Érica Virgínia Pontes da Costa e Silva (2ª Vara e diretora do Fórum) e Juliana Maroja (3ª Vara) focaram em solucionar as ações, pelo menos na 1ª Instância, sentenciando conforme as provas nos autos, muitas vezes apresentadas nessas audiências.

Voluntariamente, muitos jurisdicionados de Sapé e região, ao saberem da Semana de Conciliação, compareceram ao Fórum Desembargador Joaquim Sérgio Madruga e solucionaram seus problemas. “Eram casos de família, que tivemos que antecipar, e houve acordos em todos”, adiantou a Juliana Maroja.

Abert_Semana_conciliao_Sape_01_09_14_ (37) Semana – Nas três varas da comarca de Sapé, de 2ª entrância, foram agendados cerca de 360 processos, envolvendo ações de família, dos juizados especiais cíveis e criminais, tarifas bancárias e revisões de contratos, este último em maior número. A 1ª Vara de Sapé colocou 120 processos na pauta, enquanto a 2ª dispôs 98 e a 3ª, 142.

Na abertura, o evento contou com a presença da diretora do Núcleo, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes. Ela afirmou que a conciliação é o caminho mais fácil e ágil de resolver uma ação na Justiça. “A Conciliação é a mediação, é o caminho para o futuro do Judiciário. E o Tribunal de Justiça da Paraíba está trabalhando nessa nova cultura”, disse a desembargadora.

Por Gabriela Guedes
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário