sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Mutirões de Conciliação fecham 37 acordos em dois dias de esforço concentrado

Êxito na proposta
Em dois dias de esforço concentrado, os Mutirões de Conciliação envolvendo as empresas TIM/Celular (6) e da Maphre Seguradora (7), ambos acorridos no Fórum Cível de João Pessoa, conseguiu realizar 40 audiências, com saldo de 37 acordos firmados. Isto significa que tanto os consumidores, como as empresas estão aceitando a cultura da conciliação ao invés do litígio. Ideia esta que vem sendo divulgada em todo o Estado Tribunal de Justiça da Paraíba, através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.
Já nesta próxima semana, nos dias 11 e 12, entre às 13 e 17h, no Fórum desembargador Moacir Porto, na Capital, haverá o Mutirão da Conciliação da empresa Ativos S/A, securitizadora de créditos financeiros. A partir da terceira semana, deste mesmo mês, haverá um mutirão das Varas Cíveis. Estes mutirões são ações desenvolvidas pelo TJPB voltadas para a Semana Nacional de Conciliação, proposta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que acontecerá em dezembro, no período de 02 a 06., inclusive, neste mesmo período acontecerá o Mutirão DPVAT na Comarca de Campina Grande.
A Semana Nacional da Conciliação, coordenada anualmente pelo CNJ, envolve todos os tribunais brasileiros, com o objetivo de ampliar o número de feitos conciliados e reduzir a taxa de congestionamento processual. Caso o cidadão ou instituição tenha interesse em incluir o processo durante Campanha, deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita.
Esta semana, a presidência do TJPB instituiu uma comissão Comissão Temporária Especial, incumbida de planejar e coordenar a Semana da Conciliação 2013 na Paraíba. Ela será presidida pela desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, diretora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJPB, tendo como vice presidente o juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, diretor adjunto do mesmo Núcleo.
Integram também a Comissão os juízes Bruno Azevedo e Carlos Antônio Sarmento, o diretor Especial do TJPB, Robson de Lima Cananéia, a diretora de Comunicação Institucional, Marcela Sitônio, o diretor de Tecnologia da Informação, Ney Robson P. De Medeiros, e Valquíria de Amorim R. Uchôa, Chefe da Gerência de Apoio Operacional.
Na segunda-feira, dia 11 de novembro, acontece o Mutirão da Ativos S/A
Por Lila Santos
Fonte: ConJur

Nenhum comentário:

Postar um comentário