sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Presidente em exercício do TJPB recebe camisa da Semana Nacional da Conciliação

Apoio oficial
Vinte unidades judiciárias estaduais, entre Varas e Juizados Especiais, irão participar da Semana Nacional da Conciliação, em resposta ao Ato nº 141 da Presidência do Tribunal de Justiça, que trata dos Termos de Adesão ao evento. A Semana será aberta oficialmente nesta segunda-feira (2), pela direção do Núcleo de Conciliação do TJPB, durante o Mutirão DPVat, que acontecerá na Comarca de Campina Grande, a partir das 8h, na sede do BNB, no bairro do Catolé.
Na manhã desta sexta-feira (29), o diretor adjunto do Núcleo de Conciliação, juiz Fábio Leandro de Alencar, esteve no gabinete do desembargador Arnóbio Alves Teodósio, presidente em exercício do TJPB, para entregar a camisa oficial que será usada por todos os participantes (juízes e servidores) das Comarcas que aderiram à Semana Nacional de Conciliação.
“As expectativas são as melhores possíveis, uma vez que temos um mutirão DPVaT, que vai ser realizado também na Semana Nacional de Conciliação. Além do fato de que várias empresas aderiram ao evento, pedindo que seus processos fossem incluídos em pauta, em todo o Estado. A expectativa é que realmente a conciliação seja exitosa”, ressaltou Fábio Leandro.
O magistrado acrescentou que a importância da Semana Nacional da Conciliação para o judiciário paraibano reside no fato de que a prestação jurisdicional será eficaz para a sociedade, pois havendo acordos são homologados de imediato, a diminuição na quantidade de processos na Justiça, com os respectivos arquivamentos e, consequentemente, diminui também a taxa de congestionamento processual, que é uma das metas de gestão do TJPB.
Do mesmo entendimento comunga a juíza Deborah Cavalcanti, coordenadora do Mutirão DPVaT de Campina Grande. Segundo a magistrada, a conciliação é a melhor forma de resolução dos conflitos. “Nossa expectativa é que tudo ocorra dentro da normalidade. Aconteça o maior número de acordos e as partes saiam satisfeitas. O objetivo é alcançar uma prestação jurisdicional célere e eficaz”, relevou.
Participantes – As unidades judiciárias que participarão da Semana Nacional da Conciliação do TJPB pertencem às Comarcas de Patos, Sapé, Cajazeiras, João Pessoa, Sousa, Juazeirinho, Pedra de Fogo, Prata, Santana dos Garrotes, Teixeira, Princesa Isabel, Monteiro, Água Branca, Lucena e Campina Grande.
Semana da Conciliação – É uma ação desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com todos os Tribunais do país. O objetivo do evento é promover acordos conciliatórios e disseminar a cultura da paz e do diálogo, desestimulando condutas que tendem a gerar conflitos.
SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO – CNJ
COMARCAS DO TRIBUNAL DA JUSTIÇA DA PARAÍBA QUE ADERIRAM, NOS TERMOS DO ATO DA PRESIDÊNCIA Nº 141, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2013:
1º Juizado Especial da Comarca de Patos;
2º Juizado Especial Misto da Comarcade Patos;
3ª e 4ª vara da Comarca de Patos;
3ª vara da Comarca de Sapé;
4ª Vara Mista da Comarca de Cajazeiras;
Juizado Especial Misto da Comarca de Cajazeiras;
5ª Vara Cível da Comarca de João Pessoa;
5ª Vara Mista da Comarca de Sousa;
Vara Única da Comarca de Juazeirinho;
Vara Única da Comarca de Pedra de Fogo;
Vara Única da Comarca de Prata;
Vara Única da Comarca de Santana dos Garrotes;
Vara Única da Comarca de Teixeira;
1ª, 2ª e 3ª varas mistas da Comarca de Princesa Isabel;
Vara Única da Comarca de Lucena;
2º Juizado Especial Misto de Campina Grande;
2ª Vara Cível da Comarca de Campina Grande;
3ª Vara da Comarca de Monteiro;
5ª Vara da Comarca de Mangabeira;
Vara Única da Comarca de Água Branca .
Por Lila Santos
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário